• O que é
    Capitalização
  • Produtos
  • A Brasilcap
  • Blog
  • Responsabilidade Socioambiental

    A Brasilcap tem um compromisso de respeito com o Brasil, com seus recursos naturais e sociais. É como a capitalização: a gente aplica recursos desde já para garantir um futuro melhor.

    Projetos/Programas Socioambientais

    Programa Brasilcap Solidário

    Criado em setembro de 2011, o Brasilcap Solidário estimula o exercício da cidadania dos colaboradores, promovendo e apoiando ações de solidariedade para o desenvolvimento sustentável. O Prêmio Brasilcap Solidário, lançado em 2012, reconhece as iniciativas mais eficazes em sustentabilidade e inclusão social. Saiba mais no nosso Relatório Anual.

    Projeto Memória: Lélia Gonzalez

    Lançado numa conjuntura de intensos debates a respeito do racismo e do sexismo, o Projeto Memória: Lélia Gonzalez tinha como objetivo difundir a obra de personalidades que contribuíram para a transformação social e a formação da identidade cultural brasileira. O projeto teve uma exposição itinerante que realizou 37 eventos em 2015. Foram diversas ações, em parceria com o Banco do Brasil e a Brasilcap, que mobilizaram dezenas de movimentos de mulheres negras e culminaram, em 18 de novembro de 2015, na Marcha das Mulheres Negras, em Brasília.

    Parceria FBB – Desenvolvimento Regional Sustentável

    Projetos de todas as regiões do Brasil receberam investimentos da Brasilcap com a parceria com a Fundação Banco do Brasil para o programa de Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS). Oitenta e dois projetos de disposição de resíduos sólidos, agricultura famíliar, inclusão digital, voluntariado e outros foram apoiados, gerando trabalho e renda. O foco das ações é a inclusão produtiva de cooperativas e associações e já beneficiou 17.690 pessoas em todo o país.

    Parceria FBB – Projeto Voluntariado BB

    O Projeto Voluntariado BB apoia ações sociais e ambientais desenvolvidas por instituições privadas sem fins lucrativos com foco na inclusão dos beneficiários na economia produtiva. Através da FBB, a Brasilcap investiu em várias entidades, favorecendo mais de 14 mil pessoas através de projetos de cadeia de reciclagem, agricultura familiar, inclusão digital, artesanato e outras atividades econômicas, sempre com o foco na geração de trabalho e renda, além da preservação ambiental.

    Núcleo de Vôlei de Praia Adriana Samuel

    Localizado na Vila Olímpica de Deodoro, no Rio de Janeiro, o Núcleo de Vôlei de Praia Adriana Samuel, que recebe apoio da Brasilcap, tem como objetivo promover a inclusão social de crianças e adolescentes de 7 a 16 anos. O vôlei de praia é utilizado como ferramenta de transformação social de comunidades carentes, desenvolvendo nos jovens valores como respeito, dedicação e superação, além de bom convívio com a família e a comunidade.

    Craque do Amanhã

    Com apoio da Brasilcap, o projeto Craque do Amanhã atua na comunidade do Escondidinho, no Complexo dos Prazeres, Rio Comprido, no Rio de Janeiro. Em funcionamento desde 2010, beneficia 200 crianças e adolescentes de 9 a 18 anos todos os anos, articulando o futebol e práticas psicossociais para gerar um desenvolvimento familiar, escolar e esportivo aos participantes. http://www.craquedoamanha.org/

    Hospital de Câncer de Barretos

    A Brasilcap é parceira de diversos projetos do Hospital de Câncer de Barretos, localizado em São Paulo, a maior instituição da América Latina que atende gratuitamente pacientes com câncer. São projetos que fazem parte do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON), do Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS/PCD) e de ações da Lei do Idoso. Saiba mais em: http://www.hcancerbarretos.com.br/

    Projeto Série Dorina Nowill

    O projeto Série Dorina Nowill, que teve apoio da Brasilcap, visa contribuir com o processo de desenvolvimento educacional de crianças e adolescentes com deficiência visual e suprir a falta de informação por parte de educadores e da sociedade em geral. A série contará com 5 exemplares relacionados à deficiência visual e também promoverá palestras de capacitação para educadores sobre o material, que será distribuído para cerca de mil escolas públicas do município de São Paulo. Para saber mais, acesse: http://www.fundacaodorina.org.br/

    Espaço do Saber – Lar Santa Catarina

    O Lar iniciou suas atividades em 1995 e atualmente oferece abrigo para 36 crianças e jovens com deficiência mental ou física em situação de vulnerabilidade social. Além de oferecer um lar, a instituição busca ainda promover a reinserção familiar e comunitária. A Brasilcap apoiou o seu Projeto Espaço do Saber, que visa oferecer meios e estímulos para que crianças e adolescentes desenvolvam a motivação e o interesse pelo aprendizado, criando mecanismos para o desenvolvimento de habilidades sensoriais, motoras e cognitivas. Para saber mais, acesse: http://www.lar-santa-catarina.org/

    Instituto Recicla Vida

    O Instituto Recicla Vida é uma associação privada sem fins lucrativos fundada em 2008 na região serrana de Itaipava, no Estado do Rio de Janeiro. A Brasilcap apoia na instituição o Projeto Preparando Para o Futuro que beneficia cerca de 600 crianças e adolescentes e procura possibilitar seu crescimento pessoal e profissional. A Instituição divide sua atuação em projetos socioeducativos e cursos profissionalizantes. Todas as ações buscam o resgate da autoestima de crianças e adolescentes, mostrando que eles são capazes de mudar sua realidade para melhor.

    Associação Espaço Educativo São Charbel

    A missão da associação é promover a educação integral de jovens carentes para que se tornem agentes transformadores da própria vida e da vida da comunidade. A Brasilcap patrocina o Programa Persevere que beneficia cerca de 250 crianças e adolescentes entre 6 a 16 anos: oferecendo reforço escolar diário, aulas de informática, esportes aos sábados, atendimento na área de saúde, aulas de cultura e ações de inserção dos adolescentes no mercado de trabalho.

    Fundação Educandário Princesa Isabel do Juizado da Infância e da Juventude da Comarca de Petrópolis

    A Brasilcap patrocina o Projeto Trabalhando a Qualidade dos Atendimentos da Fundação, que busca a melhoria da infraestrutura para melhor atender cerca de 350 jovens das escolas públicas Petrópolis. O projeto tem como objetivo direcionar os jovens a atividades profissionalizantes, culturais, artísticas e esportivas, aprimorando sua vivência escolar e familiar.

    Comissão Municipal de Atuação Comunitária – COMAC

    A COMAC é uma organização sem fins lucrativos, que desenvolve projetos de inclusão social, de valorização da família e de desenvolvimento de cidadania de crianças, jovens, adultos e idosos, por meio da educação, da arte, da cultura e do lazer. A instituição atende pessoas de todas as faixas etárias, através dos projetos sociais, que realmente contribuem para a melhoria da qualidade de das crianças e jovens, com o fortalecimento da família e do respeito ao próximo, de forma que também sejam agentes capazes de afastar crianças e jovens da vulnerabilidade social.

    Dados do Projeto

    Investimento Solicitado:

    Dados de Contato:

    * Campos obrigatóriosEnviar

     

    X