João tem 15 anos, estuda em escola particular, fala inglês, viajou recentemente para o exterior e pratica tênis em um hotel cinco estrelas em Copacabana. Quem lê esta descrição presume se tratar de um jovem de família de classe alta, mas é de um adolescente de uma família em situação de vulnerabilidade social, morador da comunidade da Rocinha, na Zona Sul do Rio de Janeiro, que agarrou com as mãos firmes de tenista a oportunidade oferecida pelo Instituto Futuro Bom, instituição apoiada pela Brasilcap, empresa de capitalização da BB Seguros, que atende a quinhentos jovens por ano.
A companhia apoiou em 2024 dez instituições sociais no Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste, com investimento anual de R$ 2,8 milhões, destinados a atender 320 mil brasileiros, desde crianças até idosos, com assistência, atenção e atendimento médico, ações pedagógicas e educacionais, práticas esportivas e assistência social.
Para investir recursos em instituições, a BB Seguros considera projetos aprovados pelas leis FIA (Fundo para Infância e Adolescência), LIE (Lei de Incentivo ao Esporte), PRONAS (Programa Nacional de Apoio à Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência), PRONON (Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica) e Lei do Idoso.
O gerente Executivo de Comunicação e Sustentabilidade da Brasilcap, Ernandes Macario, explica a decisão estratégica da companhia para a tomada de decisões em Sustentabilidade: “O portfólio de projetos socioambientais apoiados pela BB Seguros é guiado pela estratégia de priorizar o desenvolvimento de iniciativas e instituições que refletem o nosso compromisso com a responsabilidade social e a solidariedade e ações em prol dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”.
Futuro com Educação e Esporte Em abril, Macario participou da doação dos novos uniformes, que levam o nome do Programa de Voluntariado da Companhia “Programa Brasilcap Solidário” aos alunos do Projeto Futuro Bom, e falou sobre a importância de apoiar projetos sociais que coadunam com os objetivos sociais da companhia.
“Além de trabalhar para o desenvolvimento do esporte, as crianças também estão movimentando o corpo. O objetivo da empresa da BB Seguros ao apoiar projetos como o Futuro Bom é garantir que os beneficiários possam se relacionar com o mundo para além do ambiente escolar e possam ter um futuro melhor. E isso está alinhado ao nosso propósito de cuidar da vida das pessoas”, afirmou o gerente de sustentabilidade da Brasilcap.
O projeto Futuro Bom oferece aulas de Tênis e bolsas de estudo, contribuindo para a Inclusão Social e para a disseminação do esporte, de forma orientada, com ludicidade, integrando o processo esportivo à Educação formal. Os alunos recebem oportunidades como bolsas integrais em cursos de inglês, escolas e universidades particulares. E ainda passeios culturais e viagens internacionais como premiação e incentivo aos alunos, com base no desempenho escolar e no desenvolvimento das atividades esportivas. O projeto se diferencia também pelo trabalho de inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e portadoras de necessidades especiais (PNEs).
O diretor do projeto, Marcus Fonseca, agradeceu à BB Seguros e falou sobre o impacto do projeto nas vidas das crianças. “Os nossos resultados acontecem graças à Brasilcap, são frutos do seu apoio. Temos aqui algumas sementinhas, começando agora, e temos também muitos frutos, crianças que estão crescendo como pessoas e como atletas, sabendo que serão pessoas melhores no futuro. Muito obrigado, BB Seguros, por investir no esporte alinhado à educação”.