Brasilcap obteve lucro líquido de R$ 119,6 milhões em 2018
Relatório anual mostra que linha Ourocap foi carro-chefe das vendas. Faturamento fora do canal Banco do Brasil cresceu 21,8%
Em um ano desafiador para a economia, a Brasilcap – empresa de capitalização da BB Seguros – obteve resultados positivos e abriu novas perspectivas de negócios. Não apenas diversificou sua linha de produtos, como também apostou em iniciativas culturais enriquecedoras e ações de responsabilidade social. O Relatório Anual 2018 destaca o bom desempenho da Companhia, focado em estratégia e gestão, governança corporativa e o relacionamento com os públicos internos e externos.
A Brasilcap fechou o exercício com lucro líquido de R$ 119,6 milhões, o que significou retorno de 33,6% sobre o Patrimônio Líquido do ano anterior. Já as reservas técnicas – as mais altas do setor de capitalização – somaram R$ 9 bilhões, enquanto os ativos totais chegaram a R$ 10,6 bilhões.
O portfólio de produtos Ourocap, comercializado pelo Banco do Brasil (BB), foi o carro-chefe das vendas em 2018. Além disso, a diversificação de produtos trouxe resultados amplamente satisfatórios. O Parcela Premiável, desenvolvido em parceria com o BV, teve suas vendas incrementadas em 45% na comparação com o exercício anterior.
O Cap Fiador, solução de garantia locatícia que é distribuída por mais de 70 parceiros em todo o País, apresentou crescimento de 17,8%. Outro destaque foi o lançamento do Boa Sorte, novo produto popular com premiação instantânea, comercializado pelo comércio varejista. Essas iniciativas permitiram que o faturamento fora do balcão BB crescesse 21,8% no exercício de 2018 em relação ao ano anterior.
A empresa alcançou resultado financeiro de R$ 163,4 milhões no exercício de 2018. O desempenho da Brasilcap também se reflete nos prêmios distribuídos, que ajudaram a realizar os planos de vida de clientes em todo o país. Em 2018, foi entregue um total de R$ 124,2 milhões para mais de 25 mil títulos de capitalização contemplados.
“Ao longo de seus 24 anos de existência, a Brasilcap desenvolveu soluções de capitalização para cada necessidade de seus clientes, desde disciplina financeira até garantia para o aluguel de imóveis sem a necessidade de fiador. Mesmo em um período de adversidades, a empresa manteve sua trajetória vitoriosa, resultado de esforço, planejamento e visão estratégica”, explica o presidente da Companhia, Marcelo Farinha.
Vale destacar que o ano de 2018 marcou a retomada de crescimento do setor de capitalização, que arrecadou R$ 21 bilhões (um incremento de 1,2%), segundo dados da Federação Nacional de Capitalização (Fenacap). O segmento foi impactado ainda pelo Marco Regulatório da Capitalização, estabelecido pela Susep no ano passado e vigente desde abril de 2019. O normativo trouxe mais segurança jurídica ao mercado, transparência para clientes e potencializou o ambiente de negócios.
Um dos grandes destaques de 2018 veio da área cultural. Principal mostra de artes plásticas em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil durante 2018, a exposição “Jean-Michel Basquiat” trouxe uma retrospectiva do pintor nova-iorquino (1960-1988), considerado um dos mais criativos artistas da segunda metade do Século XX. Fruto de uma negociação de mais de dois anos entre o CCBB e colecionadores internacionais, a mostra contou com mais de 80 peças, entre quadros, desenhos, gravuras e pratos pintados, e foi viabilizada com o patrocínio da BB Seguridade, do Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre e do Ourocap.
Por meio da BB Seguros, a Brasilcap também patrocinou dois espetáculos teatrais. A comédia “Mercado Amoroso”, de Megg Santos e Felipe Petrucelli, estreou no Rio e seguiu em excursão por Brasília, Recife, São Paulo e Porto Alegre , com um elenco encabeçado por Leticia Birkheuer. Já o musical “Ícaro and the Black Stars” narra um pouco da história da música negra brasileira e universal, resgatando canções de Tim Maia, Michael Jackson e Wilson Simonal, entre outros. A peça estreou no Rio de Janeiro, em junho de 2018, e segue em cartaz.
A Brasilcap obteve ainda reconhecimentos institucionais importantes durante o último ano. A Companhia foi classificada como a número 1 do setor de capitalização pelo anuário “Finanças Mais”, do jornal Estado de S.Paulo, nos seguintes quesitos: Ativos Totais, Provisões Técnicas e Rentabilidade do Patrimônio Líquido.
A Brasilcap também foi contemplada pelo oitavo ano consecutivo com o Certificado Empresa Cidadã 2018. O título, dado pelo Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro (CRCRJ), reconhece as boas práticas de responsabilidade socioambiental adotadas pela Companhia e registradas no Balanço Social e no Relatório Anual 2017.
“Agradecemos a todos os que apoiaram as iniciativas da Companhia, transformando em realidade os nossos projetos. Novos desafios já batem à porta este ano, e para superá-los, a Brasilcap trabalhará com foco total em inovação, agilidade e eficiência”, conclui Farinha.